Compartilhe
4º Distrito registra queda histórica da criminalidade

4º Distrito registra queda histórica da criminalidade

O registro de roubos no 4º Distrito caíram pela metade, passando de 2.142 em 2017 para 1.047 em 2021, o menor índice dos últimos cinco anos. Ou seja, de 2021 para este ano, a queda é de 19%. Os dados foram divulgados pelo vice-governador e secretário estadual de Segurança, Ranolfo Vieira Júnior Ranolfo.

O roubo de veículos também está em decadência na região. Foram 589 em 2017 ante 93 em 2021, uma diminuição de 84%. De 2020 para este ano, o roubo de veículos no 4D caiu 35%.

Latrocínios

Não ocorreram latrocínios este ano no 4º Distrito. Nos últimos quatro anos, a região teve dois latrocínios por ano, com exceção de 2019. “Há muito a avançar, mas já fizemos muito para diminuir os índices de criminalidade no Estado, em Porto Alegre e aqui no 4º Distrito”, disse o vice-governador.

Fotos: Orestes de Andrade Jr. / Divulgação CMPA

Ranolfo passou os dados em reunião promovida pela Frente Parlamentar do 4º Distrito de Porto Alegre, presidida pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB). O encontro ocorreu na noite desta terça-feira, 7, no Nau Live Inspaces. Estiveram presentes mais de 60 empresários e moradores da região, que é formada pelos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá.

Apesar dos problemas ainda enfrentados no 4º Distrito, ocorreram muitos avanços nos últimos anos que tornaram a região mais segura. Já em Porto Alegre, os homicídios caíram 62% nos últimos quatro anos, despencando de 617 em 2017 para 235 em 2021.

Ranolfo liderou a comitiva da cúpula da Segurança gaúcha, que ainda contou com a presença da delegada chefe de Polícia, Nadine Anflor; do subcomandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Claudio dos Santos Feoli; do comandante do 11º BPM, Tenente-Coronel Luis Felipe Neves Moreira; do comandante do 9º BPM, Tenente-Coronel Alex Sandre Pinheiro Severo; além do secretário-adjunto municipal da Segurança, Major Gelson Guarda. O Corpo de Bombeiros também marcou presença, com o comandante do 1º BBM, Tenente-Coronel Éderson Fioravante Lunardi. Assim como os titulares das delegacias que atendem o 4ºD.

Pedido da comunidade

A comunidade solicitou a instalação de um ponto fixo da BM em uma área central da região, como a Praça Pinheiro Machado, por exemplo. Segundo Ranolfo, há uma sensação equivocada de que um posto da Brigada Militar vai trazer mais segurança. “É melhor ter os brigadianos circulando pela região do que parados em um posto, que precisa de oito policiais para se manter aberto”, comentou.

Ranolfo aproveitou para fazer um breve histórico a respeito do efetivo da corporação, observando que há um déficit histórico de cerca de 50%. O ideal era ter 32 mil brigadianos, número que nunca foi atingido no Estado. O máximo que a BM teve foi 26 mil policiais, há mais de 25 anos, no governo de Antônio Britto.

Hoje, a Brigada Militar possui um efetivo de 16.800 policiais. “Temos de ser eficientes e trabalhar com a inteligência. Admitimos 4.600 brigadianos no nosso governo e acabamos de abrir um concurso com 4 mil vagas. Aliás, fiquei surpreso, porque nos primeiros dois dias, foram 15 mil inscritos. Devemos ter mais de 80 mil inscritos concorrendo às 4 mil vagas.

“Pela primeira vez, colocamos o alto comando da Segurança Pública do Estado frente a frente com a comunidade do 4º Distrito. Foi uma oportunidade única que vai gerar muitos frutos na melhoria da segurança na região”, comemorou Ramiro.

Furtos de cabos

Sobre a cobrança em relação ao furto de cabos, fios e tampas de bueiro, o vice-governador disse que a Polícia Civil e a Brigada Militar estão trabalhando na repressão desses crimes. “Estamos atuando nisso, mas é um problema complexo. Quem faz esse tipo de furto, ou está na drogadição ou foi levado pela crise econômica a essa situação. E como é pequeno furto, ninguém fica preso por isso e o problema acaba permanecendo”, observou. “Temos de agir junto aos receptadores. E é nisso que a polícia tem atuado”.

O subcomandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Claudio dos Santos Feoli, ressaltou que é fundamental o registro das ocorrências que ocorrem na região. “É com base nas ocorrências que a Brigada Militar monta a sua estratégia de atuação”, disse ele. A Brigada Militar ficou de avaliar a implantação do patrulhamento por bicicleta durante o dia sugerida pelos moradores.

PC Alerta

A delegada chefe de Polícia, Nadine Anflor, reforçou a necessidade de registro das ocorrências e sugeriu o uso do aplicativo “PC Alerta”. Nele, há links para a Delegacia Online (DOL), onde podem ser efetuados registros de ocorrências policiais, e para o WhatsApp/Telegram de denúncias anônimas da instituição (51 9-8444-0606).

Segundo ela, ambos serviços estão disponíveis para todo o estado, 24 horas, 7 dias por semana. O app possui uma cartilha de golpes virtuais praticados no RS.

Deixe o seu comentário