Compartilhe
Dengue: Porto Alegre já tem quase 1.200 casos autócnes e um óbito

Dengue: Porto Alegre já tem quase 1.200 casos autócnes e um óbito

Até esta quinta-feira, 4, foram confirmados 1.197 casos de dengue neste ano na capital dos gaúchos. A grande maioria – 1.155 – foi contraída no município. Houve um óbito em decorrência da doença, na terça-feira, 2 de maio.

As notificações de suspeitas em pessoas residentes na cidade somam 2.001, indicando que o número de casos confirmados corresponde a 60% destas. Foram descartadas 336 suspeitas, 18 apresentam resultado de exames inconclusivo e 444 seguem em investigação. Em 2022, foram registrados quatro óbitos por dengue na cidade.

Infestação do mosquito

Segundo dados do Boletim da SE 17, segue alto o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, em todos os 46 bairros monitorados com armadilhas na cidade. Portanto, com consequente manutenção do risco de transmissão viral. Devido à previsão de chuva até o final de semana, não haverá ação de bloqueio químico de transmissão do vírus (com aplicação de inseticida) na cidade.

Além de usar repelente, cuidados básicos em residências podem evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Dados 

Os dados estão publicados no Boletim Informativo semanal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) referente à Semana Epidemiológica 17 e consideram a data de início dos sintomas dos pacientes notificados. As informações constam no banco do Sistema de informação de Agravos de Notificação (Sinan) na manhã desta quinta-feira. Os números estão sujeitos à revisão pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS).

Na Semana Epidemiológica 17 (23 a 29/4) foram 13 novos casos autóctones, em dez bairros. Vila Jardim, Vila João Pessoa e Cel. Aparício Borges registraram duas confirmações cada; outros sete bairros tiveram um caso confirmado: Auxiliadora, Bela Vista, Bom Fim, Centro, Lomba do Pinheiro, Santana e Vila São José.

O epicentro da dengue em Porto Alegre em 2023 continua sendo a Zona Leste da cidade. Desde o início do ano, foram notificadas 2.189 suspeitas de dengue à vigilância epidemiológica da SMS, das quais 2.001 entre pessoas residentes da Capital.

O Boletim também traz dados comparativos entre 2022 e 2023. Neste caso, são apresentadas estatísticas até o final da Semana Epidemiológica 17 em ambos os anos. De acordo com o informativo, em 2022, no período, foram 3.880 casos de dengue confirmados na cidade, e 1.193 em 2023.

Anúncio:

Deixe o seu comentário