Compartilhe
Nesta terça tem ação noturna para captura de escorpião amarelo

Nesta terça tem ação noturna para captura de escorpião amarelo

Na noite desta terça-feira, 16, acontece mais uma ação da Prefeitura para capturar escorpiões amarelos (Tityus serrulatus) no Centro de Porto Alegre. A partir das 19h15, a operação deve se iniciar na Praça Dom Feliciano e se expandir para quadras das ruas dos Andradas, Marechal Floriano, Vigário José Inácio e avenida Salgado Filho. As vistorias são feitas em caixas de telefonia e energia elétrica.

A região do Centro Histórico, e em especial o entorno da Praça Dom Feliciano, registra o maior número de visualizações e capturas do animal em toda a cidade. Em 2023, dos 243 animais visualizados e/ou capturados, 227 foram encontrados no Centro.

Acidentes

Neste ano, cinco acidentes (quando a vítima é picada e necessita atendimento médico) foram notificados à Diretoria de Vigilância em Saúde. Dois no bairro Centro, dois no Mário Quintana e um no Anchieta.

A gerente da Unidade de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Roxana Nishimura, destaca que toda visualização de escorpião amarelo deve ser comunicada à prefeitura pelo serviço 156.

“A notificação é importante e essencial para o desencadeamento de medidas ambientais.”

Locais preferidos do escorpião: 

  • Ralos, esgotos e caixas de gordura;
  • Encanamentos de luz e telefone;
  • Caixas com verduras, legumes e frutas;
  • Sapatos, roupas de cama, travesseiros, cortinas e vestuário.

Evite:

  • LIXO NO CHÃO, o lixo só deve descer do apartamento se tiver espaço – escorpiões têm baratas como seu principal alimento. Regiões escuras e úmidas favorecem a reprodução.
  • JOGAR GORDURA NOS RALOS DE COZINHA, CHURRASQUEIRA DOS APARTAMENTOS E CHURRASQUEIRAS EXTERNAS – as caixas de gordura são extremamente propícias para a reprodução.
  • MATAR ESCORPIÕES.

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Anúncio:

https://www.instagram.com/profecarlasantos.jorn/

Leia também: 

Cuidado: o escorpião amarelo está entre nós

Dê cartão vermelho ao escorpião amarelo

 

Deixe o seu comentário