Compartilhe
Farmácias do município disponibilizam canetas aplicadoras de insulina

Farmácias do município disponibilizam canetas aplicadoras de insulina

Pessoas com diabetes tipo 1 (de qualquer idade) e tipo 2 (menores de 19 e maiores de 50 anos) em uso de insulina têm à disposição canetas aplicadoras NPH e regular para facilitar o manuseio do medicamento. Além desses, pessoas com diagnóstico de cegueira em ambos os olhos, acuidade visual comprometida ou que não possuam um dos membros superiores, impossibilitando a aplicação em frasco ampola, podem ser contempladas. Nesses casos, é necessário apresentar laudo médico.

Fotos: Cristine Rochol/PMPA

Segurança

Porto Alegre, RS 15/03/2021 SMS amplia a distribuição de canetas de insulina para pessoas com Diabetes tipo 1 em todas as idades e pessoas com Diabetes Tipo 2 menores de 19 anos e maiores de 50 anos. Local: Farmácia Distrital de Saúde Santa Marta, Centro de Saúde Santa Marta. Foto: Cristine Rochol/PMPA

As canetas estão disponíveis nas farmácias distritais do município. Na consulta farmacêutica, o profissional revisa o tratamento, verifica se a pessoa se enquadra nos critérios e sugere a mudança da aplicação, substituindo o uso de frascos ampola e seringa. Com a iniciativa, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é dar mais segurança no modo de aplicação, evitando erros na dosagem.

A caneta oferece mais praticidade e precisão, simplificando a aplicação da dosagem indicada. O seletor visual e sonoro indica quando a dose está completa e permite melhor controle da dosagem. Além disso, as canetas são portáteis, facilitando a higienização e a praticidade.

A  indicação de uso e distribuição de canetas para aplicação de insulina começou em julho de 2019 pelo Ministério da Saúde. As faixas etárias de pessoas elegíveis têm sido ampliadas desde então.

Endereços das farmácias distritais:

  • Farroupilha (Centro de Saúde Modelo) – Av. Jerônimo de Ornelas, 55
  • Centro (Centro de Saúde Santa Marta) – Rua Capitão Montanha, 27
  • Murialdo – Av. Bento Gonçalves, 3722
  • Camaquã – Rua Prof. Dr. João Pitta Pinheiro Filho, 176
  • Vila dos Comerciários (Cruzeiro) – Rua Professor Manoel Lobato, 151
  • IAPI (Centro de Saúde IAPI) – Rua Três de Abril, 90
  • Bom Jesus – Rua Protásio Alves, 7771
  • Sarandi – Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 744
  • Navegantes – Av. Presidente Roosevelt, 5
  • Restinga – Rua Álvaro Difini, 520

2 Comentáriospara este Post

  1. Como posso adquirir essa caneta sou portadora de diabetes tipo 1 e gostaria de ter para melhor forma de tratamento

    Responder

Deixe o seu comentário