Compartilhe
Parkour é opção divertida para transpor obstáculos

Parkour é opção divertida para transpor obstáculos

Inovador, o parkour pode ser praticado em qualquer espaço e por pessoas com idade superior a 7 anos. O equipamento deste esporte é o próprio corpo do atleta. Com a meta de transpor obstáculos (urbanos ou naturais das cidades), o praticante precisa utilizar-se de diversos movimentos e desenvolve uma série de habilidades.

Divertido

O parkour é uma opção divertida para quem curte atividades de movimento ao ar livre. Além disso, a modalidade desenvolve corpo e mente, pois exige ação e bastante concentração. Também trabalha força, resistência, equilíbrio, estratégia e velocidade para transpor degraus, rampas, muros, árvores, objetos grandes, dentre outros.

Em Porto Alegre, o professor William Stumm dá aulas na Psico Zone, localizada na Av. Maranhão, 524. Ele conta que descobriu o parkour pela TV, ainda na infância, quando se encantou pelo esporte. Começou a praticá-lo aos 9 anos de idade. Depois de adulto, fez cursos para se habilitar a dar aulas.

A mãe de Rodrigo, 17 anos, Viviane Carvalho, afirma que chegou ao local porque o filho desejava fazer parkour. Chegou temerosa com o risco de algum acidente. “No entanto, o professor passa muita segurança e tem bastante cuidado com os alunos, o que fez com que o esporte me seduzisse também.”

Ela relata achar maravilhoso ver as pessoas focadas em desenvolver-se e melhorar o seu desempenho e cita alguns benefícios da modalidade: “O parkour ajudou muito o Rodrigo na questão do foco e na concentração para realizar as coisas.”

Murici Guindo, é pai do Lorenzo, 13 anos, e se diz muito impressionado com o resultado do esporte na vida do filho. “Ele estava pedindo para participar há mais de um ano. Encontramos a Psico Zone, e ele está aqui desde março.” Lorenzo é portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), identificado aos 15 meses de idade. “A coordenação e a desenvoltura dele melhoraram  bastante”, afirma Murici.

O local disponibiliza, ainda, as seguintes atividades:

  • Capoeira
  • Jiu-Jitsu
  • Escalada
  • Calistenia
  • Parada de mãos
  • Breaking
  • Acrobacia
  • Acro Duo (acrobacia em dupla)
  • Flexibilidade

Acrobacia

Gustavo Luz, 25 anos, faz aula de acrobacia há 2 anos e meio. “Sempre gostei de coisa do movimento, procurei e acabei chegando aqui. A galera acolheu-me muito.” Ele trabalha com malabares, utiliza acrobacias e já usa o que aprendeu profissionalmente. “Participei de um festival em Cotiporã, trabalhamos na Páscoa de Bento Gonçalves, montamos espetáculos, ainda trabalho com intervenções em frente a lojas. É minha profissão”, relata, orgulhoso.

Para o sócio-proprietário da Psico Zone, Alfredo Bermudez, o diferencial do espaço está na equipe de professores. “A atenção que damos a cada aluno, o quanto cada um treina o que ensina e a paixão pelo que fazemos são pontos fortes.”

Alfredo, que é educador físico, afirma que o propósito de fazer com que as pessoas tenham outra maneira de se movimentar e se exercitar, além das atividades para lidar com medo e enfrentar desafios são questões que têm ajudado os alunos. “Não só como atividade física, mas de uma maneira geral, no desenvolvimento pessoal de cada aluno, enfrentando desafios em outros campos da vida que não só apenas aqui dentro. Esse feedback dos alunos é bem bacana”, diz.

Escalada

Já seu sócio, o técnico de escaladas  ressalta o amor pela profissão e a busca constante por referência e atualização. Ele conta que começou com muro de escaladas em casa. “Hoje este Centro de Treinamento integra o projeto de técnicos de base da Associação Brasileira de Escalada. O muro é um polo de desenvolvimento e de treino de alto rendimento.”

Segundo ele, a Psico Zone teve início em 2018. “Meu projeto sempre foi o de escalada. Sou escalador de rochas. No entanto, por dois anos, fui instrutor da Seleção de Escalada em muros. Hoje meus alunos participam de diversos circuitos pelo Brasil.” Para ele, o desenvolvimento do espaço que disponibiliza diversas modalidades de esportes não convencionais é a realização de um sonho.

Mais informações:

Anúncio:

https://www.instagram.com/profecarlasantos.jorn/

Deixe o seu comentário