Compartilhe
Exibição gratuita de curtas-metragens europeus será no domingo

Exibição gratuita de curtas-metragens europeus será no domingo

A primeira edição do Cine Europa reunirá curtas-metragens da França, Espanha e Alemanha. A sessão gratuita apresentará os curtas: Der späte Vogel (2013) – Alemanha; Einstein-Rosen (2016) – Espanha; e Ourse (2021) – França. Todos têm classificação livre. O evento será dia 10 de abril, das 19h30 às 21h, na Praça Maurício Cardoso.

O Cine Europa marca o início das atividades culturais da Eunic (rede de Institutos Culturais da União Europeia). Será o primeiro evento da rede recém-fundada em Porto Alegre pelo Goethe-Institut, Aliança Francesa e Instituto Cervantes. Quem assina a produção e curadoria é a Lora, que vem expandindo as dimensões da cidade através da exibição de filmes em pontos públicos e turísticos. O evento acontece dentro da programação de comemoração do aniversário de Porto Alegre.

A Eunic reúne diferentes institutos culturais europeus em diferentes cidades do mundo. Em Porto Alegre, o cluster é formado pelo Goethe-Institut, Aliança Francesa, Instituto Cervantes e Consulado Geral da Itália.

A ideia de cinema na praça reforça o posicionamento das instituições em parceria com a Lora, de revitalizar o espaço público através de um evento que respeite e valorize as ruas e pontos turísticos como patrimônio da comunidade, evidenciando o seu potencial para a cidade e seus cidadãos como um todo. O Cine Europa conta também com a parceria da Associação dos Amigos da Praça Maurício Cardoso. As obras serão apresentadas no coração da praça e incentiva-se que levem suas cadeiras de praia, cangas, almofadas o que sentirem pertinente para se acomodar de maneira confortável.

Programação

20h: Der späte Vogel (2013) – Alemanha

20’ Um filme de Sascha Vredenburg

Após 50 anos de casamento, a vida de Thea acalmou e tornou-se insuportável. Mas quando ela acidentalmente atira em um astronauta caído, durante uma viagem de caça, a porta para um mundo desconhecido se abre. Pronta para deixar sua vida cotidiana, ela embarca em uma aventura. Se não fosse por seu marido pé-no-chão Kurt, que está muito feliz em manter sua esposa em rédea curta.

20h20: La Clase (2008) – Espanha 

21’ Um filme de Beatriz Sanchís

La Clase explora a magia de uma primeira experiência. Os alunos de uma turma de 4ª série do ensino fundamental têm suas primeiras aulas de teatro. Acompanhamos as crianças durante o processo de aprendizagem desde o primeiro ensaio até a noite da peça final da escola na frente de uma plateia de pais.

21h: Ourse (2021) – França 

Cena no filme Ourse

27’ Um filme de Nicolas Birkenstock

Ourse se torna sonâmbula e foge à noite. Sua mãe tenta curá-la dessa doença. Mas Ourse não quer ser curada, determinada a entender aonde o seu sono a leva. Estaria ela tentando fugir do curso da sua própria vida?

Os filmes escolhidos pela curadoria refletem uma programação lúdica e juvenil, através de obras que têm humor e otimismo e que distraem com histórias leves. Todos filmes apresentam roteiros e narrativas autênticos, que representam o frescor do cinema de curta metragem, além de expressarem sutilmente as identidades de cada país envolvido.

Serviço

  • Cine Europa: cinema ao ar livre na praça, um presente para POA.
  • Quando: 10 de abril, domingo, das 19h30 às 21h
  • Onde: Praça Dr. Maurício Cardoso, 23 – Moinhos de Vento, Porto Alegre

Deixe o seu comentário