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LGPD: as ligações irritantes de telemarketing estão com os dias contados
Vigorando há um ano e meio, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) obriga empresas a melhorarem seus processos e controles, além da segurança das informações. Ela afeta os mais diversos setores e serviços no Brasil. E tende a acabar com a venda de mailings para empresas de telemarketing.
De compras pela internet a redes sociais, da cidade ao campo, da iniciativa privada a órgãos públicos. Hoje, tudo deve passar pelo crivo da norma, seja como indivíduo, empresa ou governo.
Imagem: CanvaPró
Segurança
De acordo com Marcelo Kozar, diretor do Usadão Máquinas, especializada em venda de maquinário agrícola usado, a LGPD trouxe mais confiança ao meio eletrônico. “Está levando o Brasil a um patamar de segurança digital acima da dos EUA”, disse.
Kozar afirma que os bancos de dados já comercializados devem ter vida útil por poucos meses. “Isso porque a big data deprecia muito rápido. Ou seja, a base de dados fica suja logo, e é caro para limpá-la”, explica.
Portanto, as bases limpas vão sumir do mercado por causa da LGPD. “Então, logo não teremos mais aquelas indesejadas ligações de telemarketing.”
Multa para empresas
Uma das mudanças é que, antigamente, isso acontecia, mas não havia reflexo na empresa. “Então, alguns empreendedores achavam que não afetava seus negócios. Agora, com a LGPD, a empresa é responsabilizada por não ter feito as travas para evitar desvio de dados pelos seus funcionários.”
Segundo Kozar, a LGPD veio para acordar as empresas. “Hoje, elas podem pagar até 5% do faturamento em multa.” Então, ele afirma que os dados dos internautas ficam cada vez mais seguros.
“Em relação aos EUA, o Brasil está bem à frente na legislação de proteção de dados. “Estamos como a Alemanha, a Inglaterra, por exemplo. Países de primeiro mundo e que levam os dados de usuário a sério.”
Segundo ele, todas as plataformas da empresa estão adequadas à LGPD. “Com o que há de mais moderno em termos de criptografia.” Agora, para participar do leilão virtual, o usuário faz seu cadastro no sistema e, ao dar o lance, é identificado por um código alfanumérico. “Desta forma, tem sua identidade preservada.”
Para entender a LGPD
No quadro abaixo, você pode entender um pouco mais sobre seus direitos como cidadão, ou suas obrigações – caso você seja responsável por bases de dados de pessoas. As informações são da Serpro.