Compartilhe
Trânsito mata quase 20 mil pessoas no Brasil

Trânsito mata quase 20 mil pessoas no Brasil

Os acidentes de trânsito ocupam a terceira posição entre as causas de mortes no mundo. Perdem apenas para doenças cardíacas e câncer.

Neste triste ranking, o Brasil é o quarto país que mais mata nas estradas. Somente em 2022, foram 19,9 mil vítimas fatais. Os dados são do Ministério da Infraestrutura. Entretanto, nestas estatísticas não entram os que falecem depois de dias, mesmo que em decorrência do sinistro.

Foto: João Mattos

Estradas gaúchas

Já no Rio Grande do Sul, somente nos primeiros dois meses de 2023, houve recorde. Foram 252 óbitos em decorrência de acidentes, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS).

Diante desse cenário, Rodrigo Giraldi, Gerente de Operações da Kovi, startup de mobilidade, separou algumas dicas que podem contribuir para uma prática de direção mais segura.

Foto: CanvaPró
  1. Prestar sempre atenção à sinalização local: As sinalizações nas estradas servem como um alerta para os condutores evitarem acidentes e se localizarem. Além de colocar em risco a vida do condutor, passageiros e terceiros, desobedecer às sinalizações pode gerar multas e pontos na carteira de motorista.
  2. Cuidado na ultrapassagem de veículos: Segundo o Datatran, banco de dados da Polícia Rodoviária Federal, dos 1,5 milhão de acidentes em rodovias federais que aconteceram na última década, 31% das mortes foram ocasionadas por colisões frontais. Por isso, redobrar a atenção na hora das ultrapassagens é essencial.
  3. Manter uma distância mínima em relação a outros veículos: O ideal é que a cada 20 km/h de velocidade, o motorista deve sempre se manter a distância de um veículo do outro. Ou seja, se o veículo estiver a 80km/h a distância entre o próximo carro deve ser de, no mínimo, quatro carros.
  4. Respeitar os limites de velocidade: Pesquisas apontam a velocidade como a principal causa de mortes no trânsito no mundo todo. Nos últimos 20 anos, o aumento de velocidade causou cerca de 33 mil mortes, de acordo com estudos realizados pelo órgão norte-americano Insurance Institute for Highway Safety. Para evitar ainda mais mortes no trânsito, respeite os limites de velocidade indicados nas vias.
  5. Regular todos os equipamentos do veículo, como retrovisores, setas, assentos: A expressão dirija por você e pelos outros é bem conhecida no trânsito e não é à toa. Regular os equipamentos faz com que a atenção do condutor fique ainda mais aguçada e que ele possa prestar atenção em toda movimentação em volta dele, podendo evitar acidentes causados pela imprudência de terceiros.

Anúncio: 

 

Deixe o seu comentário