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EPTC traça planos para diminuir acidentes na Olavo Bilac com Lima e Silva

Diante do alto número de acidentes testemunhados pela vizinhança na esquina da rua Olavo Bilac com a General Lima e Silva, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) traçou um plano de sinalização vertical e horizontal. “Isso vai conduzir o motorista ao respeito às regras. Também implantaremos a ciclorrota, que indica o uso compartilhado de bicicleta e carro na via.”

A explicação é do diretor-presidente da empresa, Paulo Ramires. Segundo o dirigente, além da Olavo Bilac, as ruas Lobo da Costa e Luiz Afonso receberão nova pintura no chão e placas. Ele deu as informações exclusivamente ao jornal Voz da Vizinhança.

Foto: Aline Rimolo/EPTC

Os trabalhos se iniciam na próxima segunda-feira, dia 6 de fevereiro, e vão se estender ao longo do mês. Ramires informa que, em princípio, não deve acontecer alterações permanentes no trânsito dessas vias. “Pode ter, eventualmente, algum ponto específico que necessite mudanças. Mas isso será realizado após estudos.”

Dentre as benfeitorias, haverá: substituição de placas, pintura da sinalização horizontal (no chão). Também será especificado o limite da via e instalado o indicativo de “Pare” no chão, apagado após colocação de asfalto em alguns pontos. Estão previstas, ainda, a poda de arbustos e a transferência do contêiner da Lima e Silva, que prejudica a visibilidade dos motoristas que circulam pela Olavo Bilac.

Solicitação da comunidade

Assustados com os acidentes cada vez mais frequentes na esquina citada, moradores encaminharam pedidos de soluções à EPTC desde o início do ano passado. Até agora, sem retorno do órgão. Não há números oficiais segmentados de acidentes no local, mas as imagens de acidentes dos últimos meses falam por si (veja na galeria de imagens).

Dentre as solicitações estavam implantação de redutor de velocidade ou instalação de semáforo. Entretanto, o presidente da EPTC explica que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece etapas para a implantação do que foi pedido pelos moradores.

“Primeiramente, vamos revitalizar as sinalizações das vias. Se isso não for suficiente, partiremos para outra etapa.” 

Foto: Carla Santos

Vera João, presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Venâncio Aires (Amava), relatou que, em 2018, a comunidade fez projeto de sinalização para a Travessa da Paz onde encontra-se com a avenida Venâncio Aires. “O mesmo foi avaliado, aprovado e executado pela EPTC. Entretanto, parte da sinalização apagou.”

Segundo a representante comunitária, a falta de informações visuais está provocando acidentes novamente. Ramires se comprometeu a encaminhar à equipe responsável pedido para refazer a pintura das setas que existiam no local.

Veja o que será feito:

  • Olavo Bilac – 900 metros de ciclorrota, desde a rua Vieira de Castro até conectar com a ciclovia da avenida Erico Verissimo. Revitalização da pintura de sinalização vertical e horizontal (pintura no asfalto) de 30 km/h.
  • Luiz Afonso – 700 metros ciclorrota, partindo da avenida João Pessoa, cruzando com a ciclovia da José do Patrocínio e interligando com a João Alfredo. A via receberá placas novas de 30 km/h.
  • Lobo da Costa – 360 metros de ciclorrota e reforço de sinalização para a velocidade máxima de 30 km/h.

Curiosidade 

O poeta que dá nome à rua Olavo Bilac protagonizou o primeiro acidente de que se tem notícia no Brasil, em 1897. Ele dirigia, a 4km/h, o automóvel a vapor do amigo José do Patrocínio, que ia no banco do carona. Os dois não se machucaram, mas o carro teve perda total.

Fotos dos acidentes são de João Mattos, Carla Santos, Iraci Dal Prá, Neuza Pinto dos Santos. 

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