Compartilhe
Ladrão de condomínios é preso pelo 9º Batalhão de Polícia Militar

Ladrão de condomínios é preso pelo 9º Batalhão de Polícia Militar

Depois de cometer vários furtos e arrombamentos a residências e condomínios, C.E.,F , de 44 anos, foi preso pelo 9º BPM nesta madrugada, no bairro Santa Cecília. Todo o batalhão estava em alerta, monitorando as ações dele, que também atuava no Bom Fim e na Cidade Baixa. O homem usava faca ou chave de fenda para desativar o sistema de fechaduras magnéticas.

Vítimas devem fazer o registro 

O ladrão foi contido por moradores de um prédio na Avenida Protásio Alves. As guarnições da Força Tática e Inteligência do 9º BPM chegaram ao local minutos depois. Segundo o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Fernando Gralha Nunes, para que o delinquente permaneça preso, é importante que as vítimas compareçam à 10ª Delegacia de Policia para registrar o delito, levando, se houver, vídeos ou fotografias.

“Estamos interagindo com a PC para realizar o flagrante, entregando as imagens de onde ele atuou para que os policiais procurem quem foi furtado.” O ladrão está em custódia, aguardando o comparecimento de vítimas para que seja encaminhado a uma prisão.

O bem que ele furtou pode não ser recuperado, mas com o apoio da comunidade, podemos evitar que haja ainda mais prejuízos.

TC Nunes alerta que, se no futuro, o mesmo homem for encontrado entrando em alguma residência, os moradores não tentem contê-lo. “Ele tem antecedentes por crimes mais violentos, como assalto e porte ilegal de arma.”

Quanto ao medo que muito apresentam de ter de ficar frente a frente com bandidos, o comandante informa que apenas testemunhas oculares passam por isso. “Neste casos, como os registros são de câmeras, o cidadão vai apenas registrar o delito. É interessante, se tiver, que leve imagens.”

Mobilização da polícia com a comunidade

De acordo com o brigadiano, a mobilização entre comunidade e serviços de Segurança Pública ajudou na prisão deste indivíduo. “Esta rede entre a Brigada Militar, a Polícia Civil e a comunidade, além da imprensa, foi importante para que as pessoas ficassem alertas. É preciso que moradores prestem atenção ao que acontece na vizinhança.”

Neste caso, um policial federal e um civil estavam de folga e atentos. Moradores do condomínio, acabaram prendendo o ladrão até a chegada da BM. “São treinados e agiram por dever. Mas não aconselho civis a fazerem o mesmo, visto que o indivíduo é perigoso.”

Ele conta que o efetivo foi reforçado por causa da pandemia. “Realocamos recursos da área administrativa para o policiamento das ruas na madrugada exatamente para conter os arrombamentos.”

Vídeos de câmeras de segurança ajudaram a identificar o suspeito. Se você tem imagens similares a estas, leve à 10ª Delegacia, que fica na rua Jacinto Gomes, 44, bairro Bom Fim.

Informação sobre suspeitos, devem ser repassadas às companhias do 9º BPM ou pelo fone 190. Há grupos de atendimento pelo WhatsApp em todas as companhias deste Batalhão. Por questão de segurança, todos devem passar seus dados completos, como nome, RG e endereço, antes de serem incluídos nos mesmos.

Fechaduras magnéticas 

A quem mora em locais que tenham fechaduras magnéticas, a orientação é de revisa-las. “Não pode ter acesso externo à parte elétrica ou à área traseira da fechadura. Deve ter nobreake para que o sistema continue ativado mesmo com queda de energia”, exemplifica TC Nunes.

Também é preciso fazer algumas melhorias na área da segurança física. “Consulte algum especialista ou os manuais dessas fechaduras, que devem ser instaladas de forma correta.” Também alerta para que as pessoas não deixem objetos como bicicletas, equipamentos, ferramentas, carrinhos de bebê e brinquedos em áreas comuns. porque chamam atenção.

Anúncio: 

1 Comentériopara este Post

  1. Uma ferramenta a mais em conta prol da minha comunidade, parabéns por essa iniciativa!!!

    Responder

Deixe o seu comentário