Compartilhe
Em apenas 10 dias, 72 novos casos de dengue em Porto Alegre

Em apenas 10 dias, 72 novos casos de dengue em Porto Alegre

A Capital dos gaúchos registrou um aumento de 276% nos casos de dengue nos últimos dez dias. Nesta terça-feira, 15, Porto Alegre chegou a 98 casos confirmados da doença, sendo 95 autóctones (contraídos na cidade), conforme o boletim epidemiológico semanal de arboviroses.

No documento divulgado semana passada, o registro era de 26 casos até o dia 5 de março. Os dados podem ser conferidos em tempo real neste link.

Ano passado

Para se ter uma ideia comparativa, em todo o ano passado, foram confirmados 83 casos de dengue na cidade. Destes, 65 foram autóctones e 18 importados. A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.

Os casos são registrados em todas as regiões da cidade, com prevalência nos bairros Jardim Carvalho e Monte Cristo, com 33 e 25 registros, respectivamente. Diante do aumento abrupto de casos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou as visitas às regiões.

Nesses locais, agentes de combate a endemias da Diretoria de Vigilância em Saúde orientam a população diante da circulação viral, fazer busca ativa de outros casos suspeitos da doença ou de pessoas com sintomas compatíveis com a dengue. Além de fazer a remoção mecânica de criadouros de mosquitos. Ao identificarem focos irregulares de lixo, as equipes notificam o proprietário do imóvel ou o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), conforme a situação.

Criatórios

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, é essencial que a população fique atenta e evite situações que possam se transformar em foco para o mosquito. “Pequenos recipientes deixados ao ar livre acabam se transformando em criadouros: é o potinho de planta, o ralo, a garrafa, entulhos dentro das casas. Para isso, é fundamental o olhar de cada pessoa, de cada família”, alerta.

Mantenha sua casa livre do mosquito da dengue. Vistorie uma vez por semana seu imóvel. 

Anúncio:

 

Deixe o seu comentário