Compartilhe
Tecnologia é aliada contra o crime na Auxiliadora

Tecnologia é aliada contra o crime na Auxiliadora

A Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Auxiliadora (AMA) reuniu moradores e comerciantes para formar a Comissão de Segurança. Estavam cansados de arcar com prejuízos e ver delinquentes executarem ações no bairro, saindo impunes, sem que se identifiquem os criminosos.

Arregaçaram as mangas e buscaram uma solução. Foi quando surgiu a ideia da Vigilância Colaborativa, com a proposta de criação do protótipo batizado de Astro 4.0, para monitoramento 24 horas e 365 dias/ano do bairro.

Fotos: João Mattos 

Sistema

O Astro 4.0 é composto por uma caixa de metal com duas câmeras de alta resolução e alcance efetivo de até 50 metros, conta também com nobreak, alarme antiarrombamento e chip 4G, que disponibiliza acesso próprio à internet. A Vigilância Colaborativa é parte do Programa Vizinhança Segura, que integra a comunidade com os canais de comunicação dos agentes de segurança pública.

Câmeras têm alta resolução

Agora, o bairro será capaz de registrar as imagens das ocorrências e passá-las diretamente ao 11º Batalhão da Polícia Militar, para atuação ostensiva. Assim como à 9ª Delegacia de Polícia Civil, para o caso de ação investigativa.

O sistema chega para ser um grande aliado do bairro junto aos agentes de segurança pública no combate à criminalidade.

O fluxo de ação entre uma crise (evento não desejado) e o procedimento de operação funcionará assim:

  1. Alerta da ocorrência (via WhatsApp e ao CGO/Centro de Gerenciamento Operacional).
  2. Astro 4.0 identifica a localização e registro das imagens no bairro.
  3. Imagens são separadas no CGO e enviadas às autoridades competentes.

Testagem

João Volino mobilizou a comunidade

Já finalizando o período de testes, moradores e comerciantes se dizem satisfeitos com a ideia da Vigilância Colaborativa e seu potencial para diminuir as ocorrências de violência urbana no bairro. Na primeira fase, foram alocados os protótipos no quarteirão formado pelas avenidas Nova York, 24 de outubro e as ruas Mata Bacelar e Xavier Ferreira.

O próximo passo é expandir as instalações para, no mínimo, dois Astros 4.0 a cada quadra, criando zonas de segurança em todas as áreas da Auxiliadora. “Assim, ao ocorrer um assalto, por exemplo, alguém denuncia no grupo de WhatsApp, o CGO é informado e pode fornecer as imagens, até o deslocamento no bairro, para identificação dos criminosos aos agentes de segurança pública”, explica a vice-presidente da AMA, Adriana Coltro.

Mínimo produto viável 

Flávio Faccini Porto, diretor proprietário da ProteRisco, investiu aproximadamente R$ 50 mil na ação. “Acreditei no projeto. A ideia era criar um mínimo produto viável, que tivesse um preço acessível a condomínios, casas e estabelecimentos comerciais. E, ao mesmo tempo, entregasse algo em falta para a segurança pública e o mercado local.”

Flávio investiu cerca de R$ 50 mil no projeto

Ele relata estar satisfeito com o resultado. “Gostei do produto, tem começo, meio e fim. Recebeu boa aceitação dos agentes de segurança.”

Segundo o empresário, a expertise em alta tecnologia e inovação em segurança para grandes empresas nacionais e multinacionais permitiu à ProteRisco desenvolver uma solução que atende à comunidade por meio de um procedimento muito simples. Repassando as imagens à BM quase instantaneamente – justamente o que falta para os flagrantes e prisões no combate aos delitos e crimes nos bairros da Capital.

Volino afirma que a expectativa é de instalarem pelo menos 50 unidades  ao mês. “Queremos que a novidade se espalhe por Porto Alegre. Quanto mais bairros alcançar, mas seguros estaremos.”

Proteção abrangente 

O engenheiro, especialista em segurança e idealizador do produto, David Nahon, afirma que o conceito dos equipamentos é dar um efeito de guarda-chuva. “Com proteção abrangente, pois tem gravações ininterruptas. Além disso, aproveita o sistema de alertas já existente, para que as imagens cheguem ao poder público o mais rapidamente possível.”

Astro tem nobreak e chip de internet, garantindo autonomia

Segundo Nahon, da concepção da ideia até a testagem foram cerca de 90 dias. “Quando escolhemos os equipamentos que fossem resistentes às condições adversas da rua. E, ao mesmo tempo, entregassem qualidade nas imagens. Além de, obviamente, ter autossuficiência para momentos onde ocorra interrupção de energia ou de internet.”

Ele explica que o funcionamento é simples. “Similar ao das câmeras de vigilância a que todos já estamos familiarizados. As diferenças são que as câmeras estão planejadas para preencher uma lacuna entre o espaço privado e o público, com imagens de alta definição.”

O lançamento oficial do programa será no próximo sábado, dia 19/2/22, às 14h30min, nos fundos da Loja Zaffari Bordini – Rua Xavier Ferreira, s/nº. A comunidade em geral está convidada para ver, de perto, como o Astro 4.0 funciona.

Anúncio

Deixe o seu comentário