A Vizinhança na Calçada começou por causa do alto número de assaltos que ocorriam na Olavo Bilac com Lima e Silva, em Porto Alegre. Principalmente mulheres eram atacadas, ao andarem sozinhas na rua por voltas da 7h e das 15h30min. As vizinhas Liziane Lucas, Carla Santos e Edna Souza distribuíram panfletos com dicas de segurança e afixaram faixas avisando os vizinhos.

Nesse encontro, percebeu-se que os assaltos aconteciam porque nesses horários as ruas ficavam desertas. “Precisamos, então, trazer os vizinhos para a rua.”

Várias ações foram criadas para garantir mais segurança, dar a sensação de pertencimento aos moradores e trabalhadores da região e o nome Vizinhança na Calçada foi adotado ao grupo, que cresceu aos poucos. Vizinhos foram convidados a participar de eventos nas ruas, ocupando-as com atividades positivas. Através do projeto Vizinhança Vigilante, que distribuiu apitos e placas para os condomínios, os vizinhos aprenderam a se comunicar por silvos e avisar  de suspeitos ou assaltos na área. Parceria com o comando do 9º BPM disponibilizou policiais de moto para atender às ocorrências por apito. Em nenhuma das situações foi preciso a BM intervir. Ao ouvir os apitos, os vagabundos se evadem da área. Por isso, o lema “Aqui, um vizinho cuida do outro.”

 

Como a mídia tradicional não dava espaço às pautas positivas da região, na maioria das vezes, ressaltando ações de bandidos, a vizinhança organizou o seu próprio jornal. O nome foi escolhido pelos vizinhos, na página do Facebook: facebook.com/VizinhancaNaCalcada/: Voz da Vizinhança. 

Lançada em julho de 2016, a publicação bimestral tem tiragem de 10 mil exemplares, começou circulando na Cidade Baixa, Azenha e parte do Centro Histórico. Em outubro de 2016, percebeu-se que a tiragem estava pequena pois integrantes de outros bairros como Farroupilha, Menino Deus, Santana, Bom Fim e Petrópolis buscavam exemplares. Ações de brigadianos efetuando prisões são destacadas também.

Para atingir os bairros da Região Centro, a tiragem passa a ser mensal e de 15 mil exemplares a partir de janeiro de 2018. Este site de notícias foi desenvolvido e lançado em 12 de novembro de 2016 para que o alcance seja ainda maior. Voz da Vizinhança vem para dar espaço a elogios e críticas em relação aos serviços públicos prestados ao cidadão. Às boas ações e ótimos fatos que acontecem na nossa região e o que precisa melhorar são pontuados. As sugestões de pauta vêm dos vizinhos da região. Colabore, enviando a sua sugestão para carlasantosweb@gmail.com.

Acompanhe e participe! Juntos podemos muito mais!