Compartilhe

Comunidade agradece aos guerreiros do 9ºBPM

Neste mês, o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) completa 65 anos de atividades. Foi em 12 de agosto de 1955 que nasceu a Cia PM (Companhia de Policiamento) batizada de Pedro e Paulom em homenagem aos santos padroeiros do RS. Seu primeiro comandante foi o Capitão Otávio Frota que lançou o sistema de policiamento em duplas. A ação foi comandada pelo 2º Tenente Clóvis Antônio Soares com o seguinte juramento:

Prometo lembrar sempre que sou um policial em serviço, e a sociedade vê em mim um guardião da ordem.

Somente em 10 de junho de 1970, por decreto estadual, a unidade passou a chamar-se 9º BPM – Batalhão Voluntários da Pátria, que presta serviços na área central de Porto Alegre. Tem como principais referências a Esquina Democrática, Orla do Gasômetro, Rodoviária, Parques Moinhos de Vento, Redenção e a Praça Matriz.

Algumas lideranças comunitárias e empresariais fizeram questão de registrar seu agradecimento:

AMAVA 

Vera João, presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Venâncio Aires, parabeniza o 9°BPM pelos 65 anos de atuação, protegendo, defendendo e apoiando os cidadãos porto-alegrenses. Segundo ela, não tem preço trabalhar com o Capitão Djan Fagundes, responsável pela 3ª Cia do 9°BPM.

Vera afirma que os policiais demonstram interesse e buscam soluções para os problemas de segurança junto à comunidade.

Muito mais do que manter a ordem, esses profissionais doam vida. Hodiernamente encontram-se inseridos em todos os contextos sociais auxiliando a população em suas mazelas diárias. São seres humanos treinados na força e no amor, doando o que dinheiro nenhum paga. Obrigada e conte conosco para continuarmos essa parceria da BM com as associações comunitárias.

AACB 

Para a presidente da Associação dos Amigos da Cidade Baixa, Roberta Rosito, a atuação do 9ºBPM é imprescindível. Ela ressalta a aproximação com a comunidade, que se iniciou ainda no comando do TC Francisco Lannes vieira. “Foi quando a CB soube da existência do 9º presencialmente no bairro. Depois disso, com a aproximação, foi fácil manter a relação.”

Ela informa que os policiais atendem o bairro como uma unidade comunitária, resolvendo os problemas diários, com retorno, interesse, disponibilidade e empatia.

Temos muito a agradecer aos policiais do 9ºBPM. Seria uma tragédia sem o esforço e o comprometimento deles com o bairro e com os moradores. Parabéns a todos. 

ACCB 

Presidente da Associação dos Comerciantes da Cidade Baixa, Joaquim Ulisses de Araújo e Silva, afirma que 9ºBPM, mesmo sendo um batalhão que cuida de grandes espaços de Porto Alegre, voltou seu olhar para a Cidade Baixa. “Temos recebido orientações para a nossa região.”

Salienta ainda: “Em vários momentos tivemos toda a força do 9ºBPM para melhorias das condições do bairro, a exemplo disso, os carnavais, os eventos de rua. O batalhão nunca se negou a reforçar o policiamento.”

Como o bairro tem vida boêmia, o 9º BPM estende os horários de policiamento quando necessário, não só em benefício dos moradores e empresários, mas dos que frequentam a região.

O batalhão reforça as ações da 2ªCia, dando-lhe mais condições de atuar em benefício da comunidade. Em nível de policiamento, esta Companhia tem proximidade com os moradores, comerciantes e orienta as pessoas que aqui circulam. Só temos a agradecer.

Ele fala, ainda, da importância da união da comunidade: “Nos últimos anos, temos trabalhado em conjunto, pensando em soluções de segurança para a CB. Buscamos parcerias nas soluções, contando com moradores e empresários junto à Brigada Militar, neste pensamento em prol do bairro.”

Vizinhança na Calçada 

camiseta do grupo Vizinhança na Calçada com a frase Aqui um vizinho cuida do outroOs integrantes do grupo Vizinhança na Calçada sentem-se honrados em integrar as parcerias com o 9ºBPM. Agradecem pelo trabalho exemplar realizado por todos os que ali prestam seus serviços de forma tão honrada à comunidade. Não somente os policiais que vão às ruas em defesa do cidadão, mas aos que dão apoio na parte administrativa também.

O atendimento via WhatsApp é um diferencial no combate ao crime, onde a sociedade colabora com a polícia, informando onde estão ocorrendo delitos. E é prontamente atendida.   

ACCH

“O Centro Histórico abrange uma área extensa e sua população soma mais de 30.000 pessoas, que é monitorada e cuidada pelo valoroso 9ºBPM, aqui sediado.” A afirmação é da presidente da Associação Comunitária do Centro Histórico, Ana Maria Engers Lenz.

A comunidade solicita seus serviços, atendimentos, que por eles são prestados com eficiência e educação. Nas pessoas do TC Nunes, Capitão Fontoura e Capitão Johann, agradecemos a toda a corporação pela presteza e incansável trabalho nos atendimentos diários. Aproveitamos para parabenizá-los por esta data. 

Sindilojas: 

Paulo Kruse, presidente do Sindilojas, afirma que a participação da BM no Centro de Porto Alegre é muito importante. “Coíbe pequenos roubos e furtos a pedestres, além de assaltos a casas comerciais.” Assista ao depoimento dele no vídeo.

4º Distrito

O empresário do Carlos Alexandre Tanski, vice-presidente do Sindicato das Ópticas no RS e integrante da Associação dos Amigos do 4º Distrito, conta que muitas demandas levaram a uma aproximação com a BM, quando a 4ª Cia estava sob o comando do Capitão Justin. “Na época, realizamos audiência pública para promoção da segurança no bairro e mobilização da sociedade na construção do ambiente de segurança. Passamos por melhoria da iluminação pública, aproximação da sociedade com a Brigada, entendimento das áreas de dificuldade e conflito.”

Segundo ele, a proximidade foi tanta, que alguns membros da BM tornaram-se verdadeiros amigos do bairro, pessoas conhecidas pelo nome, em função trabalho e da competência, além da liderança junto à região. Dentre eles, cita o então sargento Fagundes e o sargento Benites. À medida que cada gestor era substituído, o grupo como um todo aproximava esses novos personagens da população.

“O Tenente-Coronel Rodrigo Mohr Picon (hoje coronel e Comandante-Geral da BM) e seus sucessores à frente do Batalhão estabeleceram uma linguagem e uma filosofia de relacionamento com a comunidade que faz da Brigada um membro efetivo da sociedade para os bairros São Geraldo e Navegantes. A BM é sempre proativa e parceira. Mesmo os profissionais mais novos se integram com facilidade”, afirma.

Há mais de dois anos temos o Capitão Fagundes à frente da 4ª Cia, mantendo o trabalho que havia sido iniciado pelo então TC Mohr. Essa humanização e aproximação tem sido fundamental para a construção da segurança neste bairro.

São Geraldo

Carlos Alexandre cita especificamente quando o bairro São Geraldo precisou de mobilização para evitar a invasão de meliantes que tentavam achacar empresários e moradores da região, dizendo-se integrantes de uma facção. “Pediam dinheiro para os lojistas manterem os negócios abertos. Foi então que nos mobilizamos e nos aproximamos do 9ºBPM. O então comandante do batalhão, TC Mohr, começou o trabalho e, depois, o TC Luciano Moritz deu continuidade. Com trabalho diário, informação, interação e operações foi se diluindo a presença desses vagabundos na vizinhança.”

De acordo com o líder comunitário, hoje o comércio está mais tranquilo. Mas, alguns comerciantes não suportaram a pressão e agressividade dos meliantes. “Fecharam seus negócios na Rua do Parque, por exemplo, mas a maioria dos da Presidente Roosevelt e região conseguiram empurrar para longe esse tipo de comportamento. Para isso, foi fundamental a interação, presença e capacidade da Brigada Militar de agir com inteligência e efetividade.”

Temos orgulho de ter uma Brigada cidadã, orientadora e educadora, que, nos últimos anos, ajudou na educação infantil e juvenil nas escolas, orientando adolescentes e inspirando jovens para o bem, distante das drogas.

Arquipélago

Morador do bairro Arquipélago, Roberto Walcher afirma que o serviço prestado pelos brigadianos é de extrema qualidade, sendo realizado pelo 9ºBPM e pelo Batalhão Ambiental ali na região das Ilhas.

Ele narra que diariamente se vê o barco do Batalhão Ambiental cuidando das questões do meio ambiente. “Também temos a Patrulha das Ilhas, que percorre a região e dá atenção especial às escolas. Estas recebem o Proerd, com seu trabalho forte contra a violência e as drogas.”

Roberto cita, ainda, as operações e barreiras para identificação de possíveis delinquentes e veículos furtados.

Resumindo, as comunidades das Ilhas são muito bem atendidas pela Brigada Militar. 

Floresta

Dirce Gomes é presidente da Associação Cristóvão Colombo e moradora do bairro Floresta. Ali, a BM tem, segundo ela, um trabalho muito gratificante junto à comunidade. “Havia alguns incidentes de roubos, assaltos no Bairro. Fizemos um grande trabalho com a turma do 9º BPM, várias reuniões sobre segurança, com a presença do TC Mohr, do Capitão Fagundes e outros. Eles foram excelentes no trabalho quanto à segurança do bairro. Foi um trabalho muito bom o que fizemos juntamente com a BM.”

A segurança melhorou 80%. Eles são excelentes. Como existe um plantão 24 horas em ação, atendem via o WhatsApp. Mandamos para eles o que ocorre nas imediações. Em torno de 3 a 4 minutos, a viatura já está no local.

Batalhão

O 9ºBPM, há 65 anos representa a força, dedicação e o compromisso da Instituição Brigada Militar junto à comunidade porto-alegrense. Precursor do policiamento ostensivo em duplas, garante a segurança e tranquilidade da comunidade.

Sob sua guarda estão todos os Poderes Estaduais e municipais, atua no coração da Capital Gaúcha, realiza o patrulhamento ostensivo em 14 bairros e em quatro Ilhas da Capital. Hoje comandado pelo Tenente-Coronel Fernando Gralha Nunes, o batalhão atendeu, somente em 2020, mais de 18 mil ocorrências. O comandante afirma:

Através de seus integrantes, bravos policiais militares, diuturnamente, o Batalhão atua no combate à criminalidade na região central da Capital e nos bairros vizinhos. Área extremamente complexa, sede de manifestações, eventos de grande porte e áreas turísticas, como: Parque Moinhos de Vento, Parque da Redenção e Orla do Guaíba, fazendo com que o 9° Batalhão Voluntários da Pátria seja diferenciado na sua atuação incansável junto à comunidade.  

Onde fica:

Localizado na Avenida Praia de Belas, nº 800, o Batalhão conta com 6 companhias de policiamento. A grande concentração de comércio na área central exige uma constante atenção por parte do policiamento ostensivo, preferencialmente a pé e motorizado. Seu efetivo é composto por militares de diversos locais do Estado, além de outras partes do País como: Bahia, Brasília, Espírito Santo e Minas Gerais.

O Batalhão Voluntários da Pátria conta com dois projetos sociais: o Proerd, que atua na prevenção ao uso de drogas, e a Patrulha Maria da Penha, que trabalha diariamente na defesa das mulheres em situação de vulnerabilidade.

O Estado Maior da Unidade é dividido em cinco seções, sendo: P1, P2, P3, P4 e Comunicação Social e tem o compromisso de assessorar o comando do batalhão. As seções são as responsáveis pelo funcionamento da máquina administrativa do batalhão.

  • A 1ª Companhia é responsável pela maior parte do Centro Histórico de Porto Alegre. O local tem grande circulação de pessoas oriundas de todo o Estado.
  • A 2ª Companhia atende às demandas de segurança pública dos bairros: Praia de Belas, Cidade Baixa, Centro Histórico e parte do Centro da Capital. A área se caracteriza por uma vida noturna intensa e por grandes manifestações sociais.
  • A 3ª Companhia atende à comunidade nos bairros Bom Fim, Santana, Moinhos de Vento, Santa Cecília, Independência, Farroupilha e Rio Branco. Tem como característica a grande concentração de pessoas nos parques públicos, eventos sociais nos Parques da Redenção e Moinhos de Vento, rede de hotéis e casas noturnas.
  • A 4ª Companhia atende à comunidade dos bairros São Geraldo, Floresta e as Ilhas da Pintada, Marinheiros, Pavão e Flores. Abrange a rodoviária de Porto Alegre, lugar de importância estratégica para o povo gaúcho. Tem como característica o comércio e empresas de grande porte.
  • A 5ª Companhia é composta pela Força Tática, efetivo selecionado que se diferencia pelo constante treinamento e aperfeiçoamento em ações táticas, ações de controle de distúrbios civis e patrulhamento tático. É a tropa reserva do comando do Batalhão e da Brigada Militar. É utilizada como apoio em todas companhias do Batalhão, com o objetivo de reprimir o crime e promover a ordem pública.
  • A 6ª Companhia é composta pela Rocam (rondas ostensivas com apoio de motocicletas). Entre as principais atividades destacam-se o policiamento ostensivo, escoltas e acompanhamento a movimentos sociais. Apoiam demandas internas do Batalhão e externas da Brigada Militar. A Rocam apoia todas as companhias.

Anúncio:

Deixe o seu comentário