Compartilhe

Operação no Centro coíbe receptação de fios roubados

Após denúncias de compra e venda de fios e cabos roubados na Região Centro de Porto Alegre, foi realizada a II Operação Fios e Cabos. Três estabelecimentos da avenida Voluntários da Pátria, foram vistoriados nesta quarta-feira. Policiais Militares do 9º BPM com apoio do Corpo de Bombeiros Militares e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) buscaram uma resposta imediata aos recentes furtos ocorridos na Capital. Um deles resultou em falta de luz no Viaduto da Conceição nesta semana.

Diversos fios e cabos sem procedência, provavelmente objeto de furto, estavam nos locais além de uma significativa quantidade de cobre já triturado. Também foi encontrada uma máquina moderna que descasca e tritura os fios para a retirada do cobre.

Dificuldades

O flagrante do crime de receptação não foi registrado porque há dificuldades de as vítimas reconhecerem o produto já processado. Além disso, muitos fios e cabos haviam sido furtados de áreas públicas, como o viaduto já citado, a avenida Castelo Branco e a Ponte do Guaíba.

A Prefeitura autuou um dos estabelecimentos por falta de Alvará de Funcionamento, nos termos do art. 29 da lei Complementar 12/75 que tem como pena o fechamento do estabelecimento, sem prejuízo de outras penalidades. O Corpo de Bombeiros notificou dois locais fiscalizados que incorreram na Infração número V do Artigo 18, do Decreto Estadual n°51.803/2014 que aponta especificamente “deixar de apresentar PPCI/PSPCI”.

Prazo

Tal infração é considerada de natureza média, sob pena de multa. E no caso de não-adequação dentro do prazo (30 dias), o local pode ser interditado. As partes notificadas, terão o prazo máximo de dez dias para a instalação das exigências mínimas a fim de garantir o funcionamento no local. Dentre as imposições estão a instalação de equipamentos como extintores dentro da validade e pressurizados, placas de sinalização de emergência e indicações das saídas de emergência.

Anúncio: 

Não sei vocês, mas eu prefiro o meu peixe fritinho ;) Se você também concorda que o dia tá bom pra peixe, que tal reservar uma mesa pra mais tarde?
Prefiro o meu peixe fritinho. Se você também concorda que o dia tá bom pra peixe, que tal reservar uma mesa pra mais tarde? #BotecoPedrini

Deixe o seu comentário