Compartilhe

Fórum de Justiça e Segurança Centro tem nova coordenação

Foram eleitos ontem os integrantes da nova gestão do Fórum Regional de Justiça e Segurança (FRJS) da Região Centro. A reunião contou com a presença de moradores dos bairros Centro Histórico, Santana, Farroupilha, Cidade Baixa, Menino Deus, Bom Fim e Petrópolis. Os cargos ficaram assim definidos:

  • Coordenadora  – Ana Maria Engers Lenz (presidente da Associação Comunitária do Centro Histórico);
  • Suplente de Coordenador – Luciano Pohlmann (morador da Cidade Baixa);
  • Representante no COMJUS (Conselho Municipal de Justiça e Segurança) – João Henrique Macedo (morador de Petrópolis);
  • Suplente de Representante no COMJUS – Carla Santos (presidente da Vizinhança na Calçada);
  • Secretária – Vera João (presidente da Associação dos Amigos e Moradores da Venâncio Aires – Amava);
  • Suplente de Secretário – Hendel Machado (morador do bairro Petrópolis).

Com exceção de Luciano, todos os outros também são integrantes do Instituto Brasileiro de Segurança Pública. O objetivo da nova gestão é congregar mais moradores dos 19 bairros que compõem o Centro nas reuniões. “Precisamos chamar os moradores da região, mandar as demandas à prefeitura, aos órgãos públicos e cobrar ações efetivas”, afirmou Ana.

A assessora de comunicação da Guarda Municipal, Miriam Sanches, leu artigos da  Lei 656/2010, que estabelece o que são os fóruns regionais e determina quem deve fazer parte deles. “Através dos fóruns, articulamos ações para diminuir a violência e os indicadores de criminalidade em Porto Alegre”, explicou. “Dentre seus atributos estão zelar pelo serviço de proteção ao cidadão e estimular o estreitamento de laços entre comunidade e os órgãos de segurança.”

Participação

Dionisio Gause Junior, coordenador do COMJUS, disse que a participação popular de esvazia quando não se vê o atendimento das demandas. “Por isso, a importância de se cobrar a execução das solicitações e incentivar os vizinhos a virem às reuniões.” Segundo ele, muitas vezes, a administração quer fazer o trabalho e o funcionário que está na ponta sequer tem informação correta para atender as pessoas.

Ele disse que uma das metas do próximo ano é trazer para os encontros integrantes do Ministério Público. “Se há uma lei que não está sendo cumprida, precisamos de ajuda.”

Operações

O comandante da segunda Cia do 9º BPM, o capitão Luis Felipe Ferreira, representou o comandante do batalhão, TC Mohr e disse que hoje a linha seguida na região é de ação. “Com o comando do coronel Mohr, temos uma linha mais operacional.” Citou o trabalho conjunto com órgãos da Prefeitura, como Guarda Municipal, DMLU, Smic. “O atendimento pelo WhatsApp ao cidadão foi padronizado. Nós trabalhamos para a comunidade.”

Ressaltou que o Fórum é de grande valia. “Porque temos oportunidade de ver in loco os problemas da região e isso nos ajuda a olhar de forma diferenciada para cada área, porque os moradores nos informam o que está ocorrendo.”

O chefe de equipe operacional da GM, Ricardo Ribeiro da Silva, disse que a Guarda Municipal também tem atuado fortemente na área operacional. “Porto Alegre está tomada de ambulantes. Fazemos trabalhos conjunto com a BM, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para tentar resolver este problema.”

dav

Ana e João Macedo agradeceram o trabalho prestado por Roberto Jakubaszko por estes anos na coordenação do Fórum. A próxima reunião acontece na última segunda-feira de novembro, às 19h, na Casa dos Conselhos. Serão discutidas as demandas para o próximo ano, a situação de ONGs e pessoas que distribuem alimentos para pessoas em situação de rua.

Para acessar as datas das reuniões, acesse o site do Comjus aqui. Veja quais os bairros que compõem a Região Centro, clicando aqui.

Anúncio: 

 

Deixe o seu comentário