Compartilhe
Final de semana tem atrações gratuitas na Casa de Cultura Mario Quintana

Final de semana tem atrações gratuitas na Casa de Cultura Mario Quintana

Uma série de atrações gratuitas promete levar grande público à Casa de Cultura Mario Quintana neste final de semana. Sábado tem a última edição de 2019 do Casa Expandida e o 4º Festival Estadual de Teatro do RS (Feste), que segue até domingo.

Na programação da última edição de 2019 do Casa Expandida, todos os espaços da CCMQ ficam abertos ao público até a meia-noite. Haverá atrações especiais, fóruns, muita gastronomia e música na Travessa dos Cataventos, a partir das 12h. A discotecagem será do DJ Piá, os shows do Luís Vagner e de Madblush, e o projeto Experiência Redoma terá participação de Élle de Bernardini. Tudo com animação d’O Cara da Sunga.

Os teatros recebem o Feste, que apresenta peças vencedoras de festivais do interior do RS, todas gratuitas. Em uma parceria com o Museu de Arte Contemporânea do RS (MAC-RS), acontece, sempre no Casa Expandida, o projeto “Experiência Redoma”, uma sequência de eventos-vivos que ocorrerão na Cúpula da Casa.

Entre os espaços na CCMQ que também recebem público até mais tarde está a ArteLoja, com arte em diversas formas e estilos e produtos sobre o Mario Quintana; o Café Santo de Casa, com gastronomia e charme na cúpula da casa. A entrada das atrações é gratuita.

Atrações:

Luís Vagner Dutra Lopes nasceu em Bagé (RS), em 1948. Conhecido pelo nome artístico “Luís Vagner, o Guitarreiro”, é cantor, compositor e instrumentista brasileiro.

Criado numa família ligada à música, seu primeiro violão foi presente do avô. Desde então procurou seu próprio caminho, após receber influências de todo o tipo. Marcante para sua escalada musical foi a descoberta do rock, ao ver o filme “No balanço das horas”.

Começou a compor algumas músicas em 1963. Mudou-se com a família para Porto Alegre e participou da banda de rock The Jetsons. Em 1966 vai para São Paulo, onde “The Jetsons” vira “Os Brasas”. Vai marcando seu nome na história da música brasileira, incluindo a música “Luís Vagner Guitarreiro”, escrita e gravada por Jorge Ben. Hoje, mora em Porto Alegre e está finalizando novos discos.

Formação da banda para o show na Casa Expandida: Produção: Delma Gonçalves / Direção musical: Luis Vagner / Arranjos: Marco Farias e Luis Vagner / Marco Farias: Teclado / Rick Carvalho: Contra baixo / Bateria e percussão: Tuti Rodrigues / Luis Vagner: Guitarra

Madblush começou a cantar em 2007, quando lançou a música “I Wanna Be Real” em seu primeiro show no Bar Ocidente, em Porto Alegre. Logo se destacou pela originalidade, energia, performance e voz. Passou a fazer shows também em São Paulo e Curitiba.

Em 2013, lançou seu primeiro EP “Intenso Cru”, produzido por ele e onde se assume de vez como compositor. Com esse primeiro EP, Madblush fez mais shows na capital paulista e também em Montevideo, Punta Del Leste e pelo RS.

Em 2017, lançou o EP “Cactus Pt.1” e, no começo de 2018, o EP “Cactus II”. O destaque para o seu trabalho em várias matérias e o primeiro show no Rio de Janeiro prepararam o lançamento do seu primeiro álbum completo o “CACTUS”.

Madblush foi indicado com o álbum ao Prêmio Açorianos 2019 na categoria Revelação. Participou de eventos importantes em Porto Alegre, como a Noite dos Museus e o Festival Porto Alegre em Cena. Atualmente faz shows da “Cactus Tour”.

DJ Piá é um dos precursores do movimento hip hop no RS. Em 1984 idealizou um grupo de dança break e criou a banda Lords, com a qual passou a se apresentar em festas da periferia. Assim, chegando rapidamente às principais casas noturnas da cidade.

Em 1996, produziu a primeira coletânea de rap do Estado, reunindo treze grupos de Porto Alegre. Lançou seu primeiro disco solo e se tornou conhecido no eixo Rio-São Paulo.

Depois de gravar a música “Jovem Cowboy”, em 1998, com os Cowboys Espirituais (Júlio Reny, Frank Jorge e Márcio Petracco), Piá foi premiado internacionalmente pela mistura de bombo leguero com guitarras e batidas funk da faixa.

Em 2002, lançou o disco “Um Pouco Sobre Todos Nós”, pela gravadora Trama, cujo trabalho rendeu o Prêmio Açorianos de Melhor Disco de Rap. Com a sua carreira de DJ, Piá passou uma pequena temporada nos Estados Unidos.

Teatro 

Sábado – Dia 7/12:

Peça Os Sete Gatinhos
Às 14h, no Teatro Bruno Kiefer
Cia. Retalhos de Teatro de Santa Maria
Apresentação com Audiodescrição

Nosso Estado de Sítio
Às 19h30min no Teatro Bruno Kiefer
Coletivo União de Artistas da UERGS de Montenegro
Apresentação com libras

Domingo – Dia 8/12
Olga
Às 14h no Teatro Carlos Carvalho
Grupo Artisticamente Teatral de Canela

Oficinas e bate-papo 

Dramaturgias Radicais – Oficina de escrita criativa, com Viviane Juguero
Acontece no dia 7 de dezembro, na Sala Sérgio Napp 2, das 9h às 12h
Público-alvo: Profissionais e estudantes de Teatro e da educação
Faixa etária mínima: 16 anos.
Inscrições pelo e-mail: festeccmq@gmail.com

Lançamento do livro Introdução ao Teatro, de Monah Dalacy e bate-papo com a autora. Com 71 anos de carreira e 90 de idade, a atriz, diretora e professora de artes cênicas falará sobre os trabalhos, desafios e a persistência que precisou para seguir no teatro. A obra será vendida no local por R# 30,00.
Dia 7 de dezembro, na Sala Sérgio Napp 2, às 17h

Anúncio: 

Deixe o seu comentário