Compartilhe
Veja o que para e o que funciona em Porto Alegre, nesta segunda-feira

Veja o que para e o que funciona em Porto Alegre, nesta segunda-feira

As Coordenadorias Regionais de Educação (CRES) foram orientadas, pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a suspenderem as aulas nesta segunda-feira, 28. A ordem vale para toda a rede pública estadual e ocorreu devido à greve dos caminhoneiros.

A Seduc promete que nenhum aluno será prejudicado, “já que as aulas serão totalmente recuperadas oportunamente”, informa a nota. A secretaria informa que vai avaliar, durante o dia, a manutenção ou não da suspensão.

Universidades

A semana começa sem aulas presenciais nas universidades em Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do RS (Pucrs), Unisinos, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Alguns serviços administrativos serrão realizados com horário reduzido. O interessado deve entrar em contato com o setor para verificar se está funcionando.

Município

O Gabinete de Crise da capital, composto por prefeito Nelson Marchezan Jr., secretários e integrantes de diferentes órgãos de governo, foi instalado na quinta-feira, 24. Desde então está em contato permanente com o Estado e a União para estabelecer procedimentos que assegurem os serviços aos porto-alegrenses. A estimativa é de que os serviços possam ser atendidos até a próxima quinta-feira, 31.

Para Marchezan, o momento é de excepcionalidade, e a preocupação principal é com a segurança das pessoas. “Mesmo diante do quadro adverso em função da greve dos caminhoneiros, estamos garantindo a normalidade dos serviços públicos como o transporte, recolhimento de lixo, funcionamento da rede municipal de ensino e atendimento nos postos de saúde e hospitais”, afirmou.

Transporte

Nesta segunda-feira, o transporte público funcionará normalmente nos horários de pico (dos primeiros horários às 8h30min e das 17h às 19h30min. Fora deste prazo, haverá ônibus de hora em hora). O mesmo acontecendo com as lotações que estão autorizadas a transportarem passageiros em pé. Já os táxis voltam ao normal, não havendo o compartilhamento de corridas, como ocorreu neste domingo.

Isso foi possível em função das carretas de combustíveis que foram trazidas durante o sábado, escoltadas em parceria da Guarda Municipal, EPTC e Brigada Militar da Refinaria Alberto Pasqualini, com o combustível (diesel, etanol e gasolina) repassado às empresas de ônibus e lotações de Porto Alegre, para o DMLU e para dois postos de combustíveis a fim de atender veículos da Prefeitura (Guarda Municipal, Fasc, Defesa Civil, Samu, EPTC e para carros funerários).

Escoltas

O prefeito determinou que, caso ocorra bloqueio em ruas da Capital, sejam aplicadas as sanções previstas na Lei Anti-Vandalismo. E pediu que seja mantida a parceria com o governo do Estado para garantir as escoltas, principalmente para insumos essenciais. Também que, em conjunto, a PGM e a Secretaria Municipal da Fazenda, antecipem o repasse de recursos às escolas e creches usados na aquisição de alimentos para a merenda.

Lixo

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, informou que os veículos que fazem a coleta estão em condições de atender normalmente até quarta-feira, 30. Com relação ao armazenamento, disse ser possível utilizar a estação de transbordo da cidade por mais 12 dias, sem a necessidade de envio para a estação de coleta de Minas do Leão.

Mesmo assim, há negociação para ser enviado ao município de São Leopoldo. A Cootravipa, que presta serviços terceirizados como capina e limpeza de praças, recebeu combustível e vai atuar normalmente.

Educação

O secretário municipal de Educação, Adriano Neves, observa que a semana se inicia com aula normal na rede pública municipal, com acompanhamento da situação. O mesmo ocorrerá com as creches.

Saúde

O secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, solicitou aos hospitais que façam um levantamento quanto aos estoques de remédios e insumos para teste de sangue. Também ficou estabelecida parceria com o governo do Estado para garantir o transporte de hemoderivados, insumos para diálise e outras situações de emergência.

Fasc

Os veículos das terceirizadas que fazem o atendimento de pessoas em situação de risco atuam normalmente e há estoques para a alimentação em abrigos.

EPTC

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti, em sua manifestação durante a reunião, salientou que todas as empresas de transporte público receberam combustíveis, garantindo o transporte de passageiros até quarta-feira, 30.

MP 

A Administração Superior do Ministério Público informa que o expediente será normal em 28 de maio. Em todas as sedes da Instituição no Rio Grande do Sul. Eventuais faltas decorrentes de dificuldades de locomoção deverão ser justificadas pelo servidor ao Diretor de Promotoria ou chefia imediata.

Alimentos

Enquanto algumas redes grandes de supermercados estão com problema de abastecimento, os mercadinhos de bairro ainda têm produtos diversos e estão suprindo a população. É importante lembrar que outros também precisam de produtos, portanto, comprar o necessário sem desperdício é a palavra de ordem do momento.

Foto: Freepik

Anúncio

4 Comentáriospara este Post

  1. Roslaine Silveira

    Muito bom este informativo. Muito obrigado

    Responder
  2. Jane camargo

    Adorei!
    Quero ler sempre!
    Objetivo. Direto no ponto.
    Parabéns.

    Responder

Deixe o seu comentário