Compartilhe
Vai ter festa portuguesa, com certeza

Vai ter festa portuguesa, com certeza

Festa para reviver a cultura portuguesa – que é parte indissolúvel da identidade dos porto-alegrenses e dos gaúchos – acontece neste sábado, dia 25, nas escadarias da Igreja Nossa Senhora das Dores. Dentre as atrações: fados, literatura, danças típicas, bacalhau, doces, pasteis de Belém e vinho.

Batizada de Romaria Portuguesa, a festa foi inspirada nas tradicionais procissões e festas religiosas até hoje populares em Portugal. O coração deste evento é a gastronomia, que será comandada pelo chef português Joaquim Rodrigues, o Quinzinho, que vai preparar Bolinhos de Bacalhau e Bacalhau à Gomes de Sá, na barraquinha da Casa de Portugal, anfitriã do evento.

E como português nenhum admite festa sem música, artistas apresentarão clássicos da música lusa, como o grupo Alma Lusitana (na foto), cujo repertório é repleto de fados. “Queremos celebrar a cultura portuguesa, que é uma de nossas origens. Tudo isso não é só sobre Portugal. É sobre nós mesmos, sobre Porto Alegre, sobre o Brasil”, comenta a produtora Edna Souza, organizadora da festa.

Programação Completa
14h – Abertura da Festa – 

Barraquinhas com Gastronomia e Artesanasi
15h – Antonio Leitão Música Portuguesa
15h30min – Leitura de Autores Portugueses, com a jornalista Patrícia Lima
16h – Rancho Folclórico da Casa dos Açores do RS
17h – Karine da Cunha apresenta “Cantoras Portuguesas”
18h – Missa Comemorativa 
19h30min – Alma Lusitana Fado e Música Portuguesa

Local: Rua dos Andradas, 587. Em caso de chuva, o evento passa para o salão da igreja.

Foto: João Mattos

Deixe o seu comentário