Compartilhe

Palestra ensina a organizar orçamento doméstico

Parceria da Vizinhança na Calçada com o Sicredi disponibilizou a palestra “Como Administrar seu Dinheiro”. O encontro teve entrada gratuita e aconteceu ontem à noite, na Casa dos Conselhos. Quem participou saiu surpreendido pela capacitação do palestrante, o gerente-geral do Sicredi Centro, Sandro Soares, e pela forma como a ação foi realizada, sem pedido de contrapartida ou abertura de contas. Soares, que é graduado em Administração, mostrou formas de se viver bem e fazer uma reserva para o futuro. “É importante que, desde cedo, o trabalhador se habitue a guardar 10% dos seus vencimentos. A velhice chega, e os custos são altos”, afirmou.

A participante mais nova do evento disse que ficou surpresa, pois pensara que alguém venderia produtos ou serviços. “Surpreendeu porque, geralmente, quando uma instituição financeira dá alguma coisa, pede algo em troca. E a gente recebeu uma palestra muito informativa sem precisar comprar nada ou abrir uma conta”, comentou Júlia Pereira, 17 anos.

Casado e pai de uma menina, Diego Escobar, 32 anos, descreve-se como “não-organizado” com as suas contas. “Esse foi o grande motivo de eu ter ido assistir à palestra.” Ele ressaltou que as pessoas formam um conceito de que organização financeira está diretamente ligada ao fato de a pessoa ter dinheiro.

“Aprendi que, independentemente da situação e do salário que se recebe, é possível programar, no curto, médio e longo prazo, para se viver financeiramente bem.”

Ele reforçou a importância de as famílias desenvolverem a cultura de administrar seus orçamentos. “Parabéns à Vizinhança na Calçada por promover um encontro com uma pessoa esclarecida nesse sentido, que trabalha no ramo de finanças e mostrou várias possibilidades de estruturação financeira de forma didática”, finalizou.

Para a funcionária municipal, Gislaine Alves, o que mais chamou a atenção foi que o evento não era para venda de produtos. Ela participou com o objetivo de saber onde vai o seu dinheiro. “Fui participar para aprender, ver onde erro nas minhas finanças e descobrir por que não sobra.” Ela já coloca em prática algumas ideias passadas na palestra, como pedir desconto sempre.

No entanto, falha em outros pontos: “Não estava registrando (no caderno) os gastos e, por isso, não tinha noção de onde estava indo o dinheiro.” Ela também não realizava orçamento e plano para conquistar algo. “Isso me traz frustrações e, muitas vezes, achava melhor jogar a toalha. Ontem aprendi que é assim mesmo, precisamos abrir mão de algumas coisas para adquirir um sonho.” Gisa, como é conhecida por colegas e amigos, aprendeu a estabelecer metas, prazos e valores.

“Vou fazer como o Sandro falou e saber onde estou gastando mais. Vi que o velho caderno de anotação não sai de moda. Ele nos ajuda a manter o foco.”

Os participantes responderam questionário; traçaram seus perfis entre: endividado, equilibrado financeiramente e investidor; pontuaram seus sonhos a médio e longo prazo; e aprenderam técnicas de organização de despesas e receitas. Receberam cofres infantis e caderneta de apontamento de despesas. “Registrar cada conta é o primeiro passo para ver aonde vai o seu dinheiro. Anote tudo o que for gasto, até em centavos”, sugeriu Soares.

A Vizinhança na Calçada promoverá nova palestra sobre o tema no primeiro semestre de 2018.

Fotos: Carla Santos

Deixe o seu comentário