Compartilhe

Decreto para a Cidade Baixa em debate na Câmara Municipal

Reunião pública, hoje, debateu decreto que visa atender demandas de moradores, frequentadores, empresários e trabalhadores da Cidade Baixa. O encontro foi o quinto de uma série que ocorreu na Câmara de Vereadores com representantes de todos os setores, após a ordem do MP à prefeitura de que fizesse uma intervenção no bairro.

O grupo Vizinhança na Calçada esteve presente e sinalizou quatro principais problemas:

1 – Mais do que uma questão de segurança, o barulho infernal nas ruas durante as madrugadas é de saúde pública, pois a falta de descanso dos moradores causa sérias doenças físicas e mentais;

2 – Há locais funcionando com alvará diferente da sua real atividade;

3 – Existem espeluncas vendendo bebidas – sem qualquer alvará e sem estrutura para atendimento ao público;

4 – Faltam locais para diversão do público jovem, com menor poder aquisitivo, e que tem o direito a lazer.

Para os três primeiros problemas elencados, foi citada como solução a atuação de órgãos municipais de FISCALIZAÇÃO, que se fazem pouco presentes à noite, quando mais se necessita deles.

“Se há poucos fiscais, é preciso contratar! Não são baixos os impostos, e queremos um serviço público de qualidade pelo qual pagamos”, disse Carla Santos, presidente da Vizinhança na Calçada.

Ela afirmou que os empreendimentos que cumprem a lei, que respeitam os vizinhos, têm isolamento acústico, recolhem de forma correta os resíduos, têm seu apoio para funcionarem até 5h da manhã. “Mas deixo o pedido aos empresários para que ajudem a conscientizar seus públicos a fazerem silêncio nas nossas ruas. Coloquem nos cardápios um adesivo com frase solicitando ao cliente respeito à vizinhança”, sugeriu.

Para a quarta questão levantada, da falta de espaço de lazer aos jovens, solicitou que a Prefeitura estude a possibilidade de destinar local e estrutura junto ao Anfiteatro Pôr do Sol. “O jovem precisa se divertir. Ali seria possível gerar renda a diversas famílias, cadastrando barracas de bebidas, lanches. Óbvio que deve ter estrutura de banheiros e de segurança para quem for usufruir do local!”

Estiveram presentes ainda, a convite do presidente da Câmara, vereador Cásio Trogildo: o comandante do 9º BPM, TC Eduardo Amorim; André Flores, representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; coordenador do CRIP-Centro, Kaká D´Avila; presidente da Associação de Moradores da CB, Zilton Tadeu; vice-presidente da ACCB, Éguer Viana Gonçalves; representante do Movimento Viva CB, Gustavo; integrantes do comércio local e moradores. O Ministério Público não se fez representar.

Crédito das fotos: Henrique Ferreira Bregão/CMPA

Deixe o seu comentário